Nesse espaço

Textos psicografados, romance, Umbanda, Espiritismo compõem a tônica do A Alma das Coisas.
By
Annapon ( escritora e blogueira )

Romance Mediúnico

A Missão das Quatro Estações

Olá amigos leitores do "A Alma das Coisas"! O blog está com uma novidade, romance mediúnico totalmente gratuito. Esse é mai...

terça-feira, 6 de maio de 2014

Umbanda é Mais que o nosso terreiro




Umbanda é Mais que o nosso terreiro.

"Nosso terreiro é de Umbanda, mas a Religião de Umbanda é mais que nosso terreiro. Nós somos Umbandistas, mas Umbanda é muito mais que todos nós juntos.
 A Religião de Umbanda vai para além de conceitos e verdades locais ou limitadas a este ou aquele terreiro. Fato importante este pois muitos umbandistas ao se decepcionarem com o terreiro que frequentam, acabam abandonando a religião porque estavam limitados ao templo físico e a seu orientador (sacerdote/dirigente/padrinho/pai-de santo)".

Alexandre Cumino

Olá!
Sempre pensei assim, como na citação acima.
Por essa razão, sempre muita clara para mim, é que nunca me senti "presa" a templos ou a pessoas, pois a Umbanda está dentro de mim e em todos os lugares.
É certo que para se praticar a Umbanda, regularmente, existe a necessidade de uma estrutura física, além de pessoas que comunguem de nossa fé. Encontrar o lugar e as pessoas "certas" concordo que não é tarefa fácil, porém, a Umbanda, em sua estrutura Divina/transcendente, está dentro de nós, na fé que nos anima e sustenta, está na força da natureza, no bem que se pratica no cotidiano de cada um de nós que elegemos a Umbanda como nossa religião do coração e entendimento.
Entendo que muitas pessoas se decepcionem com a religião ao depararem-se com estruturas físicas desleixadas e com Dirigentes mal intencionados/informados, porém, a riqueza da Umbanda reside no extenso leque de opções que a espiritualidade oferta a todos que a busquem pelo simples fato de cada terreiro ser uma célula, vamos colocar assim, de um grande organismo.
Concluir a Umbanda pelo primeiro terreiro visitado é o mesmo que dizer ser o Brasil apenas e tão somente uma imensa floresta povoada por tribos indígenas.
Quem conhece sabe o quanto é diversa nossa Umbanda na forma, porém, sabe também que existem corações sinceros que a praticam com amor e por amor, simples assim.
Além de a Umbanda não demarcar fronteiras, nem tampouco barreiras a nada nem a ninguém, ela existe e vibra o tempo todo, por exemplo, no ar que respiramos, na água que bebemos, no alimento que nos mantem vivos, na terra que pisamos, nas folhas que purificam o ar e embelezam nossas casas, nos chás caseiros que curam, nos ciclos da Lua e assim por diante.
A Umbanda é vida, movimento, arte, virtude. Está além do que se possa ver e sentir. É magia, encanto e força, portanto, colocar limites numa religião tão rica é no minimo infantilidade e desconhecimento.
É muito comum também as pessoas confundirem a religião de Umbanda com baixa magia, ou magia negra, como queiram. Isso por conta de alguns que se valem do nome da religião para praticarem rituais menos dignos. Por isso, nós, Umbandistas, de coração, amor e fé, temos o dever, tanto quanto nos seja possível, de esclarecer as pessoas e a sociedade sobre os fundamentos de nossa religião para que num futuro próximo essa confusão seja enfim esclarecida e a Umbanda alcance o devido respeito.
Umbanda é sim mais que o terreiro que se frequenta ou simpatiza, Umbanda é religião que acredita num Deus único, respeita e ama a natureza, os animais, as pessoas sem rotula-las ou enquadra-las em tipos/classes, é movimento/força que vem do alto, dos nossos ancestrais e amigos/irmãos espirituais além das fronteiras do planeta Terra. É ainda intercâmbio saudável com a espiritualidade mensageira de Deus, enfim, é tudo isso e muito mais.
Para concluir:
Pensar que a Umbanda é o ritual praticado em nosso terreiro, descartando ou menosprezando outras formas de rito é a maneira mais eficiente de ir pela contra mão de seus ensinamentos, pode causar acidentes de percurso.

Annapon
06.05.2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog