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quarta-feira, 21 de maio de 2014

Porque estudar Teologia de Umbanda Sagrada? Alexandre Cumino - plataforma EAD -


O que é Teologia?
Porque estudar Teologia de Umbanda Sagrada?
por Alexandre Cumino


Teologia é a ciência que trata de Deus seus atributos e perfeições, bem como suas relações com os
homens.
Há duas formas de estudar religião, de dentro para fora e de fora para dentro.
De dentro, quem estuda é o religioso, fazendo e produzindo Teologia.
De fora, quem estuda é o cientista da religião, por meio das Ciências Humanas.
A Teologia tem por tarefa explicar a religião.
As Ciências da Religião (Humanas) procuram apenas entendê-la como um fenômeno humano seja um
fato social, psicológico, antropológico, histórico, filosófico ou outros. Sem no entanto estudar ou
aprofundar em seus fundamentos, tarefa esta da Teologia.
Todo religioso quando passa a explicar sua religião produz Teologia.
Só quem pode explicar a religião é o religioso, os demais devem tentar compreende-la.
Um Cientista pode questionar seus aspectos humanos nas mais variadas áreas.
Apenas o religioso faz crer, ensinar, preparar e iniciar a outros religiosos,
dentro de sua ciência a Teologia.
Esta Ciência pode ser definida como um estudo racional de seu universo religioso, o que envolve
desde os fundamentos mais básicos de seu ritual – sua liturgia – até conceitos mais elaborados de sua
Gênese ou Cosmologia.
Estudar Teologia é Estudar Religião.
Estudar Teologia de Umbanda é estudar a Religião de Umbanda.
Teologia de Umbanda Sagrada é um estudo de todo o universo de Umbanda, desde os Orixás
passando pelos guias e vindo até nós. Aqui vamos abordar Umbanda de forma teórica, sem a pretensão
de mostrar a ninguém como deve ser o trabalho prático que as entidades tão bem realizam em templo
(terreiro/centro/tenda/abacá/núcleo e outros), simplesmente com o objetivo de sanar aquelas
dúvidas que muitas vezes não conseguimos esclarecer no dia a dia dentro do templo.
É tempo de estudarmos realmente a Teologia de Umbanda Sagrada?
Podemos dizer que sim, pois, o estudo e a multiplicação do conhecimento sério e comprometido
é a única maneira de mudarmos a atual situação da Umbanda, na qual cada um fala e faz o que quer
dentro e fora da Religião de Umbanda. Uma boa parte, destes, não sabe o que faz, porque faz e nem o
que diz. Simplesmente porque não tiveram interesse de estudar e se aprofundar no porquê de cada
elemento que forma um todo, que identificamos como Umbanda. É certo que muitos não tiveram a
oportunidade de estudar, principalmente no que diz respeito aos “antigos”, mas hoje em dia já não
cabe mais esta justificativa ou desculpa. Se Umbanda é a sua religião você deve estudá-la, seja aqui
ou por outro meio.
Sabemos das dificuldades em estudar a Umbanda de forma autodidata, pois já trilhamos este
caminho, em que cada literatura afirma o contrário da outra e em que cada Mestre/Pai-de santo/
autor se torna o dono da verdade ultima de Umbanda.
Aqui não somos os donos da verdade ao estudar Umbanda, procuramos um caminho do meio,
entre nossas convicções e a compreensão do “outro” umbandista. Cremos nos resultados de
compreensão da religião por meio destes ensinamentos que permitiram a nós mesmos entender e
praticar Umbanda de uma forma mais aberta e tranquila. Sem dogmas ou tabus, já que tudo pode e
deve ser explicado à luz da razão.
Umbanda é Mais que o nosso terreiro.
Nosso terreiro é Umbanda, mas a Religião de Umbanda é mais que nosso terreiro. Nós somos
Umbanda, mas Umbanda é muito mais que todos nós juntos. A Religião de Umbanda vai para além de
conceitos e verdades locais ou limitadas a este ou aquele terreiro. Fato importante este pois muitos
umbandistas ao se decepcionarem com o terreiro em que frequntam acabam abandonando a religião,
porque estavam limitados ao templo físico e a seu orientador (sacerdote/dirigente/padrinho/pai-desanto...).
Já foi comum na Umbanda, médiuns serem proibidos de ler livros de Umbanda, conhecer outras
casas ou fazer perguntas sobre a religião.
Não podiam ler “para não fazer confusão”, não podiam freqüentar outras casas “para não cruzar
as linhas” e não podiam fazer perguntas “porque não estavam preparados, ainda, para as respostas”.
Quando surgiram alguns Cursos de Umbanda, muitos foram e ainda são proibidos de freqüentar,
e mais justificativas surgem, como “estão mercantilizando a Umbanda”, “Umbanda não se aprende em
curso”, “vai pegar demanda” e outros.
Que outra forma existe para se organizar e passar o conhecimento de forma aberta e para todos?
Assumindo o fato de que nem sempre conseguimos manter um grupo de estudos em nosso
próprio templo. Seja por falta de tempo ou desinteresse, fica a pergunta: Que outra forma existe
para se organizar e passar o conhecimento de forma aberta e para todos? Quantos conseguem se
dedicar ao estudo constante e ensino religioso organizado e comprometido? Os resultados deste estudo
(Teologia de Umbada) são, afinal, positivos? Merecem crédito? Há frutos que comprovem ou
justifiquem sua permanência e multiplicação?
A árvore se reconhece pelos frutos.
Já na década de 1950 as Federações e outros Órgãos de Umbanda organizavam cursos de
Casamento e Batizado, para orientar seus filiados. Algumas organizações e terreiros preparavam
apostilas de conteúdo doutrinário. Alguns seguiam mais por um modelo “Kardecista”, outros por um
modelo “Africanista” e terceiros como o Primado de Umbanda por um modelo mais “indianista” e até
esotérico.
O Primeiro curso de Umbanda aberto a todos, independente de serem ou não filiados, que temos
noticia foi criado por Ronaldo Linares na década de 1970. Teve início como um “curso de médiuns” e
com o tempo evoluiu para um Sacerdócio Umbandista. Rubens Saraceni criou o primeiro Curso de
Teologia de Umbanda, em 1996, um curso teórico sobre a religião, no qual para estudar não é preciso
ser médium e nem umbandista. Passados alguns anos estamos aqui contando milhares e milhares de
pessoas que já se beneficiaram com este aprendizado.
Somos muitos que recebemos a missão de trabalhar na Umbanda e muitos a abandonam por não
conseguir entender sua riqueza de elementos e complexidade litúrgica. Que, no entanto, podem ser
explicados de uma forma simples, mas não simplista pois na Umbanda há muito o que se estudar.
Nada mais tranquilizador que entender o que se pratica, afinal como criar uma identidade
umbandista, me reconhecer como tal, se não consigo ainda compreender o que vem a ser Umbanda.
Umbanda tem Fundamento...
É preciso preparar...
Existe a necessidade real do estudo que vá além da pratica, sem a pretensão de subestimá-la,
mas com o objetivo de criar uma consciência “religiosa” que vá além do “terreiro”. Por falta dessa
consciência a Umbanda já perdeu muito espaço e vem sendo criticada, tornando-se alvo, entre outros,
de seitas neopentecostais.
A falta de uma Teologia pensada, de uma doutrina e de um acompanhamento dos novos
dirigentes de Tendas de Umbanda, resultou em erros imensos e em condutas pessoais que não tinham
nada a ver com o que era pregado pela espiritualidade.
Muitas pessoas, ainda despreparadas, mal instruídas e até incapazes para a direção de um
Templo, abriram suas tendas, criando a sua própria Umbanda e deram vazão a seus emocionais
desequilibrados e seus vícios religiosos, pois não aceitavam a condição de liderados e almejavam ser
líderes, bajulados ou temidos.
Então muitos abandonaram a Umbanda, depurando-a. É uma questão de tempo, para que os
atuais e remanescentes dirigentes da Umbanda, realizem um trabalho de base, de doutrinação de seus
liderados, instruindo-os e ensinando-os a prepararem bons médiuns e bons dirigentes de tendas. E
então, a Umbanda conquistará seu verdadeiro espaço religioso, pois o tipo de trabalho realizado por
ela, só os verdadeiros umbandistas podem realizar, porque são os herdeiros naturais dos sagrados
Orixás.
Por isso, é necessário que todo sacerdote umbandista desenvolva uma consciência voltada para o
aprendizado permanente.
Conceitos filosóficos, teológicos e doutrinários mais profundos, só surgirão com o
amadurecimento da própria religião e quando todos os umbandistas desenvolverem uma consciência
religiosa verdadeiramente de Umbanda e totalmente calcada em conceitos próprios, fundamentada na
existência de um Deus único (Olorum) e na sua manifestação por meio de suas divindades (os sagrados
Orixás ou Tronos de Deus).
O curso de Teologia de Umbanda Sagrada é totalmente teórico. Para participar não é necessário
nenhum pré-requisito, apenas a vontade de aprender sobre os mistérios que envolvem esta nossa
amada religião.


Alexandre Cumino ( trecho do curso de Umbanda Sagrada )

Um comentário:

  1. Gostei do blog! Veja as previsões de Aline, da Cidade das Pirâmides, para o ano de 2014. https://www.youtube.com/watch?v=6v_iFO6_dyc Abraços

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