ENSINAMENTO BÁSICO - MEDICINA NATIVA







ENSINAMENTO BÁSICO - MEDICINA NATIVA

O ensino básico da medicina nativa é a crença de que o ser humano tem origem cósmica, de que viemos para a Terra para aprendermos em muitas vidas, fazendo a viagem da alma.

Os nativos têm as dádivas psíquicas e as habilidades que são passadas de geração à geração, usando-as com respeito, sabedoria e conhecimento. O conceito que vigora no xamanismo é que ninguém se auto inicia. A iniciação tem um fundamento nas bênçãos recebidas pelos instrutores que nos passam essa "autorização espiritual" para conduzirmos cerimônias. Isso é honrar o conhecimento e não usurpar, e nem banalizar o processo de iniciação espiritual.

Perante a sociedade atual em que vivemos é a mesma coisa. Não basta termos conhecimentos médicos. Se a sociedade não nos dá um diploma não podemos exercer a medicina. Não basta termos conhecimento sobre as emoções, se não recebermos um diploma, ou melhor, se não nos formarmos, poderemos ser conselheiros, mas não psicólogos. Tudo que é sério requer um ritual de passagem. Muitos buscadores percebem um pequeno FLASH de luz, achando que já estão iluminados, e depois percebem, com ocorrências na sua própria vida, o que é ilusão do poder.

As tradições, as escolas iniciáticas, as religiões, as organizações, garantem que o trabalho do ego esteja dentro de uma unidade. Ou seja, não vai da cabeça de cada um que já se acha pronto, e sim após, passo a passo, após uma busca incansável e dedicação, obter a legitimidade dos seus instrutores, o conhecimento essencial para ser compartilhado, e a confiança na continuidade do trabalho espiritual. É assim nas Escolas Iniciáticas, nas artes marciais, nas escolas de formação educacional, nos esportes, na vida profissional.... Que ninguém se engane disso ! Alguns Mestres Espirituais já vieram prontos como Jesus, Buda, Lao Tsé....mas quantos podem se comparar ? Não é verdade ? A quem estamos servindo, realmente? A que leis obedecemos? De onde vem o discurso que envergarmos?

A Medicina da Terra é derivada de conhecimentos medicinais, passados pelos ancestrais, que são honrados por aqueles que recebem a iniciação. O guichê mais ultrapassado é aquele em que o iniciado tenta "matar " simbolicamente seu iniciador, ao invés de honrá-lo. Isso é enfraquecer a raiz pela qual ele foi formado, uma autossabotagem espiritual. O entendimento disso faz com que o discipulado crie conscientemente um movimento de infinidade que traz harmonia no resultado.

Quando percebemos a conexão Universal entre nós, e os que já caminharam sobre a Terra, compreendemos que todas as histórias fazem parte da nossa história. A consciência da conexão é vital ao aprendizado da convivência mútua. Ninguém triunfa sozinho. Todos temos a necessidade de nos conectar com algo fora de nós - com nossos companheiros de caminhada e com algo maior que nós todos. Mas, no Eterno agora, cada um de nós é diferente.

Os nativos explicam que somos uma haste fina e longa de milho com uma única espiga gigante na ponta. Se a cabeça crescer em demasia, a haste não conseguirá sustentá-la. O sistema educacional presta demasiada atenção as cabeças e nenhuma atenção as hastes. Mas, são as hastes que conduzem o espírito à cabeça. O Universo é permeado de inúmeras forças incrivelmente poderosas, que encerram um potencial tanto para o bem, como para o mal. Quando o equilíbrio entre o bem e o mal for perturbado, pessoas adoecem. A saúde mental é o alinhamento satisfatório entre cabeça - boca e coração.

A saúde mental prevalece quando o que expressamos pela boca, corresponde ao que acreditamos no coração e ao que fazemos no dia-a-dia, nosso caráter, o cumprimento de nossas obrigações, viver a vida sem mentir.

No xamanismo, procuramos aprender com as vozes dos ancestrais, dos velhos, das tradições, das crenças. Esse aprendizado é básico para podermos traçar o mapa de nosso caminho, de acordo com o livre arbítrio.

O "conhecimento" é para todos , mas "sabedoria" é para alguns. Por isso, acho importante a divulgação do conhecimento, pois existe ainda uma minoria que se transforma através dele. É como um garimpo! Entre esses buscadores do conhecimento sempre sai uma pepita de ouro, que vai fazer o mundo mais brilhante. Por essas pepitas vale a pena. E, o coração do verdadeiro iniciado tem que se confortar com isso, pois sempre é a minoria.

Por outro lado existe um outro fenômeno. Algumas pessoas lançam-se à determinadas práticas, sem o devido conhecimento e sem as "bênçãos espirituais" Ou seja, ação sem conhecimento. O que pode ser mais problemático ainda.

Muitos iniciam a caminhada, mas poucos atingem as maiores alturas. E, não está limitada aos grandes sábios e santos, é disponível para todos nós em maior ou menor grau, dependendo da sinceridade com que a empreendemos. Sabedoria xamânica e poder, são sabedoria e  poder da Mãe Terra e, a cada criança da Mãe Terra, é dado um presente, algum poder especial.

O pensamento xamânico não é anarquista, é espiritual, é incondicional. Pois, sabemos que tudo acontece através de uma vontade soberana. E que cada evolução vem ao seu tempo. Não apressamos o rio, aprendemos a desenvolver a tolerância, a paciência. Não mudamos as forças do Universo, aprendemos a viajar nos ventos.

Amor - Paz e Luz !
Léo Artese


Olá, sou Anna Pon, autora deste blog. 
Conheça meu trabalho de psicografia literária e seja sempre bem-vindo!  


"Vô Benedito nos Tempos da Escravidão" novo trabalho psicografado por Anna Pon. 
Transmitido por Vô Benedito (Espírito)
Já à venda no Clube de Autores e nas melhores livrarias do Brasil
Nas versões impresso e e book acesse o link!



"Maria Baiana e a Umbanda"
Uma psicografia de Anna Pon pelo espirito de Maria Baiana
Disponível nos formatos e book e capa comum, já a venda em
Amazon.com





Publicações pela Editora do Conhecimento

"A História de Pai Inácio" https://bit.ly/3tzR486  

"A Cabana de Pai Inácio"  https://bit.ly/3nlUKcv


"Carmem Maria" https://bit.ly/3z0tLp4





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Flores para os Orixás

São José - Sincretizado com Xangô

Firmeza e Assentamento (Umbanda)