Breve Reflexão Sobre Espiritismo e Umbanda




Breve Reflexão Sobre Espiritismo e Umbanda


A obra Espírita codificada por Kardec é um conjunto de comunicações transmitidas pelos Espíritos a vários médiuns espalhados pelo mundo ao mesmo tempo.

Nisso reside o pilar do Espiritismo, a concordância das mensagens recebidas por médiuns absolutamente desconhecidos uns dos outros.

Pode-se observar ai, a quebra do individual pelo coletivo e nessa ideia, nessa maneira de proceder dos Espíritos, há sabedoria.

As revelações não são privilégios, portanto, de um só homem, mas sim de vários homens e de vários Espíritos que as transmitiram, pertencendo a todos e ao mesmo tempo, a ninguém cedendo o direito de detê-las, nem para si, nem como verdades absolutas que dispensem revisões e complementos.

A obra Espírita é para todos e a grande prova disso é que recebeu colaboração de médiuns de países diversos imersos em culturas e religiões diferentes.

No caso da Umbanda, que não foi codificada, não é muito diferente a essência da mensagem, uma vez que agrega não apenas Espíritos de etnias diversas, mas também de cultura, religiões, rituais diversos.

Cada Espírito que se manifesta através dos médiuns de Umbanda traz consigo uma parte da Grande Verdade, que é Universal e que se une, forçosamente, a outras para ser coerente e sólida.

Assim como os Espíritos que trouxeram a codificação para Kardec, os que militam na Umbanda também trazem cada um a sua maneira, o reforço, o endosso da palavra evangélica dos textos e obras kardequianas e, se são tão diversos na forma, são muito parecidos, ou iguais, em sua essência.

A Umbanda prega a fé, o amor e a caridade, sendo, essa última, seu alicerce, ora, Kardec afirma: “Fora da Caridade não há salvação”, portanto, a missão da Umbanda em nada difere dessa orientação.

Se a obra Espírita trouxe luz e compreensão sobre a origem do ser humano, para que está na Terra e para onde vai após a morte, através dos livros e dos estudos, onde se aprende as Leis de causa e efeito, ação e reação, reencarnação, a Umbanda, em contra partida, traz à Terra a mesma mensagem de outra maneira.

É através da palavra, do contato com as pessoas que os Espíritos trabalhadores de Umbanda o fazem por intermédio dos médiuns; mesma mensagem transmitida de forma diferente e para um grupo de pessoas que assimilam esses ensinamentos pelo contato pessoal e não através de livros.

A parte ritualista da Umbanda e de outras religiões é uma forma de o ser poder, com mais facilidade, conectar-se com o Sagrado que existe em cada um.

Quem pode afirmar, categoricamente, que os Espíritos responsáveis pela codificação Espírita, não são os mesmos que levam, com amor, carinho e atenção, ensinamentos, palavras de encorajamento e de fé aos filhos de Deus que comparecem nos terreiros em busca de auxilio?

Quem pode dizer que a orientação dos Espíritos, ali engajados, é diferente de todo o conteúdo Espírita escrito e codificado?

O preconceito e a falta de informação distorcem a real intenção e o objetivo da Umbanda que é iluminar consciências, muitas vezes através de parábolas, como por exemplo, seus cânticos e contos, maneiras simples, mas efetivas de se chegar aos corações que ali buscam amparo e auxilio.

Que a Luz da razão a todos ilumine e que o amor seja o alicerce firme onde resida a vossa fé.


Texto: Anna em parceira com Shàa
 27 de julho de 2010


Olá, sou Anna Pon, autora deste blog. 
Conheça meu trabalho de psicografia literária e seja sempre bem-vindo!  


"Vô Benedito nos Tempos da Escravidão" novo trabalho psicografado por Anna Pon. 
Transmitido por Vô Benedito (Espírito)
Já à venda no Clube de Autores e nas melhores livrarias do Brasil
Nas versões impresso e e book acesse o link!



"Serena" trabalho psicografado por Anna Pon 
Transmitido pelos espíritos Pai Inácio e Shàa
À venda no Clube e nas melhores livrarias do Brasil
Nas versões impresso e e book acesse o link!



"Maria Baiana e a Umbanda"
Uma psicografia de Anna Pon pelo espirito de Maria Baiana
Disponível nos formatos e book e capa comum, já a venda em
Amazon.com





Publicações pela Editora do Conhecimento

"A História de Pai Inácio" https://bit.ly/3tzR486  

"A Cabana de Pai Inácio"  https://bit.ly/3nlUKcv


"Carmem Maria" https://bit.ly/3z0tLp4




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Flores para os Orixás

São José - Sincretizado com Xangô

Firmeza e Assentamento (Umbanda)